quarta-feira, março 26, 2008

Vouzela by night

Rua S. Frei Gil
Igreja S. Frei Gil
Rua S. Frei GilRua S. Frei Gil
Rua S. Frei Gil
Ponte do antigo caminho de ferro
Rio Zela
Ponte do antigo caminho de ferroAntiga locomotiva da CP
Igreja Matriz
Jardim da Camara Municipal
Parque da Liberdade
Igreja da MisericórdiaN. Sra. do Castelo
N. Sra. do Castelo
N. Sra. do Castelo
Vouzela à noite

sexta-feira, março 21, 2008

Boa Pascoa Pessoal

quinta-feira, março 13, 2008

Salada de atum

Batatas para a panela juntamente com cenouras e ovo. Cozer um bucado até as batatas e a cenoura ficarem moles. Abrir uma lata de atum e por a escorrer o óleo dentro do lava louças.
OK.
Pus as batatas cozidas e ovo no prato, sem antes esquecer de curtar o ovo aos bocadinhos. Cebola e maionese tudo misturado para fazer uma pasta. Fui para a sala comer e apreciar a mistura que tanto gosto. Paraceu-me que tinha pouca maionese, mas tive perguiça de ir buscar mais.
De volta à cozinha com a louca suja. O quê que estava no lava louças? A lata de atum ainda a escorrer o óleo...
Hum...
Mais maionese só?...

sábado, março 08, 2008

Algumas

terça-feira, março 04, 2008

PR4 - Trilho da Penoita

Muito publicitado é este percuso, pensando eu que Penoite se tratava de uma terra, é mais uma montanha que no ponto mais alto que rossa os 1000m.
Foi uma surpresa agradável, sedo a primeira caminhada feita nesta zona baixo da A25. Digo isto pois penso sempre que mais para Sul vamos ter mais povoações menos natureza, mas enganei-me. Existe uma pouco de tudo neste percurso, desde floresta densa de carvalhos, com o chão coberto com uma espessa camada de folhas, parecendo estar a andar por cima de almofadas, floresta densa de pinheiros onde um tanque de água é uma alívio num sítios abrigado do vento num dia de sol (pelo menos a som da água refesca uma pouco a mente). Ao aproximar-se dos 1000m o terreno começa a ficar mais despido, passando a ver-se os arbustos mais resistentes e uma especie de relva bem curtada, tão típica dessa altitude. Claro que as aldeias de pedra também estão lá, os respectivos sucalcos verdes e as inevitáveis cabras e vacas.

Aldsamo. Não sei porque, mas esta casa faz-me lembrar a casa de Charlie, no filme "Charlie e a frabrica do Chocolate"
É só escolherCovasSalgueiro, uma boa definição da desertificação. Ainda restão as madres do telhado, o que é uma prova que talvez não foi assim à tanto tempo que foi desabitada.
Ribeira do Asnelo

segunda-feira, março 03, 2008

Minas de Regoufe

Aproveitei tem ido a Regoufe para var uma volta pelas antigas minas que, como todas as minas nesta região, tiveram o seu apogeo na Segunda Grande Gerra, quando o volframio era um mineral muito procurado, quer pelos Aleados, quer pelos Nazis. Este minério era usado para endurecer o aço usado no material bélico.
Ficam as fotos e se tiverem curiosidade em ver como era o complexo na epoca de maior actividade, vão à página referida em baixo.
Edificio da direcção
Lavagem de minérioEdificio da direcção
http://geologia.aroucanet.com/index.php?option=com_content&task=view&id=34&Itemid=61

Momento Zen 6

http://www.glumbert.com/media/laugh

sábado, março 01, 2008

PR14 - Aldeia Mágica

Quis o destino que viesse viver para uma região perto de uma aldeia que me tinham falado, abandonada e posteriormente resconstruída por escuteiros. Hoje foi o dia em que fui conhecer a aldeia, onde as pedras do caminho têm cravados os trilhos das carroças que ajudaram aquela gente a viver.
Drave é uma aldeia perdida numa cova entre a Serra da Freita e a Serra de São Macário.
É uma aldeia emblemática, semi-abandonada, encravada nas pregas dos montes, com um riacho de águas claras atravessado por uma pontezita de pedra. Alcança-se Drave a pé, por um caminho um pouco íngreme. Avistamos a aldeia do alto do monte sobranceiro, com as suas casas quase arruinadas, totalmente construídas com xisto, das paredes ao telhado.

Regoufe, ponto de partida da caminhada (consigo ver o meu carro daqui :P)Caminho para DraveDrave lá ao fundoDrave


Correcção do video: a aldeia foi abandonada e depois reconstruida pelos escuteiros