terça-feira, março 04, 2008

PR4 - Trilho da Penoita

Muito publicitado é este percuso, pensando eu que Penoite se tratava de uma terra, é mais uma montanha que no ponto mais alto que rossa os 1000m.
Foi uma surpresa agradável, sedo a primeira caminhada feita nesta zona baixo da A25. Digo isto pois penso sempre que mais para Sul vamos ter mais povoações menos natureza, mas enganei-me. Existe uma pouco de tudo neste percurso, desde floresta densa de carvalhos, com o chão coberto com uma espessa camada de folhas, parecendo estar a andar por cima de almofadas, floresta densa de pinheiros onde um tanque de água é uma alívio num sítios abrigado do vento num dia de sol (pelo menos a som da água refesca uma pouco a mente). Ao aproximar-se dos 1000m o terreno começa a ficar mais despido, passando a ver-se os arbustos mais resistentes e uma especie de relva bem curtada, tão típica dessa altitude. Claro que as aldeias de pedra também estão lá, os respectivos sucalcos verdes e as inevitáveis cabras e vacas.

Aldsamo. Não sei porque, mas esta casa faz-me lembrar a casa de Charlie, no filme "Charlie e a frabrica do Chocolate"
É só escolherCovasSalgueiro, uma boa definição da desertificação. Ainda restão as madres do telhado, o que é uma prova que talvez não foi assim à tanto tempo que foi desabitada.
Ribeira do Asnelo

1 comentário:

wookie disse...

Eh?! Faltou a parte do filme em que se vê o perseguidor a ser perseguido!!! Bolas!!!