segunda-feira, janeiro 30, 2006

Rescaldo


Não posso deixar de falar outra vez em eleições. O outro dia não podia ter lido melhor notícia no jornal “Metro”. Sempre deu para rir um pouco à custa das eleições. Em baixo têm a notícia. Tirem a vossas conclusões…

Que dizem os votos nulos

Insultos, desenhos ou poemas fazem parte de cerca de 43 mil boletins

JOSÉ MOURINHO não era candidato presidencial, mas isso não impediu o treinador do Chelsea de arrecadar as preferências de vários eleitores que, no domingo passado, foram às urnas. Palavrões, mensagens de apoio, poemas agrafados, desenhos inocentes ou acintosos. De tudo um pouco pode ver-se e ler-se nos cerca de 43 500 votos nulos das últimas presidenciais.

Sabia, por exemplo: que os eleitores de Jerónimo de Sousa têm um orgulho desmedido no candidato? Muitos fizeram questão de inscrever a cruz no quadrado e assinar por baixo... para que conste.

"Vários eleitores votaram e assinaram por baixo. Aconteceu, sobretudo, com quem votou em Jerónimo de Sousa", conta ao "Portugal Diário a juíza Sónia Kietzmann, presidente da Assembleia de Apuramento Distrital de Vila Franca de ira, que analisou os boletins de Amadora, Azambuja, Loures, Odivelas e Xira.

Os chifres, as cruzes de alto a baixo, as frases "vocês são uns aldrabões", "chulos", "vão trabalhar" ou "tachos ", já são um clássico em todas as eleições, mas outra magistrada, da Assembleia de Apuramento de Oeiras, que analisou os votos dos concelhos de Cascais, Oeiras e Sintra, não contém as gargalhadas ao recordar a imaginação dos eleitores.

Uma eleitora de Sintra resolveu levar um poema de casa. Agrafou-o ao boletim de voto; outro utilizou todos os quadrados do impresso para escrever um palavrão de seis letras. Mais candidatos houvesse e maior seria o palavrão!

O espírito mais analítico de um eleitor de Cascais levou-o a descrever a situação de cada candidato. Os comentários até revelavam acutilância e cultura geral qb. Pena que o arrazoado tivesse sido escrito no boletim de voto que acabou, obviamente, invalidado.

No concelho de Caia, um eleitor desenhou uma cruz perfeitinha no quadrado pretendido, mas sentiu necessidade de explicar a decisão. "Voto neste porque é o que tem ideias mais firmes."

Quem não gostou da ideia foi a Assembleia de Apuramento Distrital de Gaia/Gondomar, que invalidou mais este voto.

O eleitor saudosista pede "ao Dr. Salazar que nos proteja", o monárquico escreve "Viva o Rei" e a devota de Francisco Louçã pede favores ao candidato no verso do boletim. "Senhor Dr. Louçã, se for eleito por favor tenha em conta as nossas necessidades, porque existe muito desemprego no pais." Um pedido fatal para o candidato apoiado pelo Bloco de Esquerda, que aqui perdeu mais um voto... e logo de uma apoiante fervorosa.

SLB ganha na Amadora
Na Amadora muitos eleitores votaram SLB, figura conhecida, apesar de não estar na corrida. O mesmo não se poderá dizer-se de um tal de "Osvaldo", que recolheu a preferência de um interessante número de eleitores.

Muitos agem deliberadamente para anular os votos, mas ajuíza Sónia Kietzmann ficou "chocada com o número de votos nulos por desconhecimento". Dos cerca de cinco milhões e meio de votos nas eleições presidenciais de domingo, cerca de 43 500 foram anulados.

Corresponde a voto nulo, o boletim com mais do que um quadrado assinalado, com cortes, rasuras ou que contenham quaisquer escritos. Um cidadão de Sintra deixou mensagens personalizadas aos candidatos. "Ah poeta"; "És velho, vai descansar"; "És um demagogo", são apenas alguns exemplos.

CLÁUDIA ROSENBUSCH

in Metro 27/jan/2006

8 comentários:

bolha nos pés disse...

upc, lá ce foi u mê votu... :P

diariodebordo disse...

não pude conter o riso enquanto lia isto. Grandes disparates que vão praqui! Meu Deus, mas ainda há gente que precisa de ser esclarecida em realção a estas coisas? loool
Gostei principalmente do poema agrafado!E do cidadão que deixou mensagens personalizadas a cada um dos candidatos!
;)
Bjoka**

Anónimo disse...

Acho que a notícia é bastante interessante e até se pode tornar bastante cómica, mas há que esclarecer que as eleições não são uma PALHAÇADA apesar do que muitos políticos e outros o querem fazer parecer.
Como é que havemos de levar este país a sério se existem pessoas que vão para as urnas para fazerem perder o tempo de quem realmente quer votar.
Achei esta notícia vergonhosa e penso que apesar de ser cómica, no final devia-se dizer que estes protagonistas não passam de uns palhaços. Pode ser que aceitem inscrições no chapitô. Não têm o que fazer? Inventem meus caros.
Beijinhos

Anónimo disse...

São uns palhaços não, palhaços são os que nos põem nesta situação de não termos em quem votar. Acho que é muito mau quando temos que escolher pelo menos mau, e não pelo que será melhor :S
E realmente o Presidente da Republica tem uma função estabilizadora, e não decide nada em termos governativos, vão lá explicar isso ao Cavaco, mas acho que é melhor pôr em números para o senhor compreender. Ele tem algumas dificuldades com as palavras e com o diálogo.

beijinhos e abraços

bolha nos pés disse...

Wuou! Será que sinto tensão no ar?Rilacs!!! :) Há pessoas que não sabem o que fazem... Palhaços são aqueles que, sabendo o propósito das eleições e o que tem de ser feito para o boletim ser validado, não o fazem. Esses sim gozam com a nossa cara. Quanto àqueles que não estão satisfeitos com nenhum dos candidatos apresentados têm a opção de votar em branco, é assim que se demonstra o desagrado, não é insultando alguém que não está nem aí (nem sequer vai ler as ditas sábias palavras). Agora, muitos dos exemplos de que a notícia fala só demonstram ignorância. Mas não vamos culpar só o Zé Povinho sem saber o que está por trás de tudo... Há muita gente ainda iletrada, e outras que não têm acesso a info correcta... Há de tudo um pouco e, desta vez, não tentemos pôr todos no mesmo saco.
:)

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Não vejo qual é o mal disso, cada um escreve o que lhe vai na alma, porque lhes chamas palhaços? Sabias que há mesas de voto em que põem cruzes em votos em branco?
Não estou a defender quem vota nulo porque já o tenha feito, mas sou bem capaz de o vir a fazer. Os votos nulos são tão contabilizados como os brancos, geralmente nem fazem referência ao número...
E eu estou calmo :P eu dificilmente me exalto :)

P.S. - Ricardo apaga o outro comentário porque me enganei em algumas coisas :)

Anónimo disse...

Enjoyed a lot! spam filter best antispam tool review hotmail Spam blocker for outlook exchange flash memory cards for moterolla e398 per ppc promotion marketing strategy pay click Articles phendimetrazine Bakersfield web site design http://www.icfluoxetine20mg.info Celexa weaning Yahoo adult web cam show domain registration http://www.270-count-didrex-canada.info/spam-filter-exchange-2000.html Good skin care