quarta-feira, fevereiro 10, 2010

PR14 - Aldeia Mágica [Arouca]

Foi um prazer voltar a Drave e voltar a fazer o PR14. Desta vez deixei o carro "mais perto" de Drave, e desci os 2 km de estrada até à povoação abandonada, serpenteando pela encosta abaixo. Depois de me imobilizar mais uma vez com a beleza misteriosa da aldeia, caminhei os 4 km que separam Drave de Regoufe. O objectivo do dia era continuar de Regoufe a Covelo do Paivó. Caminhada de 16km no total, que feitas as contas ao fim do dia, se tornou em 26km depois de muitos devios. Contas mal feitas mas uma ampliar de confiança nos quilómetros que consigo fazer num dia. Tinha na mente fazer mais do que os 10km que estava habituado a fazer nos anteriores PR. Passei muito esta fasquia que já à muito me tinha habituado, mas senti-me livre e capaz. Agora só penso caminhadas perto dos 20km, as minhas pernas não se contentam com menos. Enquanto poder ando e fotográfo ;)

Serra de Freita
Drave lá no fundo
Rio PaivóNa placa devia estar escrito: "estacione aqui o seu todo o terreno", pois a estrada o permiteGrupo de escuteiro que iam passar a noite à aldeia
Última familia que viveu para estes lados murou nesta casa. Por toda a aldeia ainda há casas fechadas à espera de ninguem. A sorte desta terra foram os escuteiros que lhe deram vida. Foram-lhes cedidas casas e eles reconstruiram-nas. Existe muitas casas caídas, mas nem todas forma deixadas ao abandono como normalmente acontece.
Ponte sobre o Rio Paivó, saíndo da aldeia em direcção a RegoufeDrave
Regoufe e sua mina abandonada.
Regoufe
De volta a Drave

1 comentário:

Floco de Neve disse...

Fiquei impressionada com esta tua caminhada... mas adorei ouvir a descrição pela tua voz! Já tinha sadades... da tua voz :)
Agora estas fotos estão magnificas! Quero mesmo lá ir!! hehe

Beijinhos