sábado, outubro 25, 2008

Aveiro e Costa Nova

Finalmente me dei o trabalho em ir até à costa e fazer uma visita de jeito a Aveiro e à Ria. Dei uma volta pela cidade, pelos canais, fui até à Universidade, acabei em Ilhavo. Ainda passei pelas salinas, por onde se pode andar e onde foram postos painéis informativos. Fui até uma pequeno porto na Gafanha da Encarnação à procura de uma cache que por sorte encontrei.
Adorei a barra de Aveio, de ver o mar agitado, ver o molhe Norte a fica coberto de branco pela espuma do mar. Penso que é uma das últimas vezes este ano que andei de maga curta ;).
Voltei para casa já bastante cansado. Valei-me o carro que lá me vai levando por estes sítios.
Ahh, já me esquecia. Existe 1 percurso marcado de 11,5km ao longo da costa e da ria ;) Quando voltar a ficar próximo dos 100% tenho de o fazer :D.
Aveiro
Aveiro, Canal CentralPraça da RepúblicaMercado do Peixe
Ponte circular no Canal de S. RoqueMercado do Peixe ao Fundo
Pormenor ponte circular, Canal de S. Roque
Ponte de Carcavelos, Canal de S. Roque
Forum Aveiro, Canal do Côjo

Salinas
Ponte da Barra
Navio Museu de S. André
Vista da Ria da Gafanha da EncarnaçãoPonte da Barra
Barra de Aveiro
Molho SulMolho Norte
Molho SulFarol de Aveiro
Ponta do Molho Sul
Molho Norte

terça-feira, outubro 21, 2008

Esta manha...

...não resisti em volta a casa, para ir buscar a máquina e tirar esta foto. Tive sorte de encontrar casa no sítio onde vivo agora. De vez em quando tenho este cenário, mesmo à porta de casa.

segunda-feira, outubro 20, 2008

Imagem do Ano

Efeito atmosférico que se formou atrás da 1º linha de turbinas, talvez devido à variação de pressão do ar ao passar pelas turbinas, houvendo condensação. O mais interessante é poder ver-se a esteira da turbina, algo se só se consegue ver normalmente se se puser fumo a passar pelo rotor (e mesmo assim não é nesta escala).
Este é um parque eólico offshore na Dinamarca (Horns Rev), maior do mundo com 80 turbinas.
(Estreira: zona turbulente logo a seguir à passagem do vento pelas pás da turbina, que provoca dissipação de energia e conseguentemente perda de rendimento das turibunas seguintes)

ps- esta não fui eu que tirei ;)

momento zen 11

sábado, outubro 18, 2008

Ora ai estão elas!

Esta semana ficou marca pela chegada dos primeiros componentes para a montagem dos aerogeradores. Foi mais uma marco para o começo da montagem destes grandes bichos, que todos vemos no cimo dos montes, mas não temos bem a nocção do seu tamanho.
Finalmente começamos a ver tudo chegar, o que provocou uma baixa de produtividade incrível, pela curiosidade de ver algo de novo, com que trabalhamos "virtualmente" todos os dias, que tem muitas vezes o nosso tamanho e se movem.

Ora bem, aqui temos a descarga do primeiro chassis, estrutura metálica onde todos os outros componentes da turbina são motados.
Combertura das naceles e cobertura do cubo, trás. Nacele é onde toda a maquina está. Esta é feita em fibra de vidro e protege tudo o que é compomentes. O chassis fica lá dentro.
O cubo é onde as pás estão ligadas e que liga à nacele (e ao gerador).

terça-feira, outubro 14, 2008

...lá fora

…e então, qual é a parte do dia que mais gostas? – perguntou ela
- Depois do sol se por, o céu fica laranja cor de fogo. À quem diga que vai estar bom dia no dia seguinte, ou que vai estar um dia quente. Esse laranja combinado com algumas nuvens que pelo céu passeiam, criam um cenário que não é desta Terra. Ver os últimos raios de luz a passar pela montanha atrás da qual o sol se esconde, ver esse raios através da névoa que se vai formando, tudo em contraluz, como uma foto a dois tons. Contemplar tudo isso e sentir a calma do momento, deixando o mundo para trás, saindo dele, quase abraçando o sonho. Não me lembro de mais - disse.
- Estou a ver. E quando estás comigo? - perguntou.
- É só quando estou contigo que gosto assim... - respondi.