sexta-feira, janeiro 26, 2007

Enfiar o Barrete

Cada vez mais o meu mail tem vindo a ficar cheio de powerpoints, catoons, textos, etc. dos maiores pensadores e intelectuais portugueses, que não têm absolutamente nada para fazer, a não ser preparar e mandar esses mail.
Aqueles que acham que vivem num país que está um miséria tão grande, tão grande que porque exemplo, o sistema de saúde é digno do 3º Mundo. Onde não existe energia que faça andar o seu carrinho, ou ter um conforma mais que aceitável para um país de “3º Mundo”. Para esse pessoal que não tem anda que fazer a não ser dizer mal, podiam ver o que está há sua volta.
Por exemplo, vejam os que passa em Africa, América do Sul, Ásia. Têm centenas (sim centenas) de bons exemplos do que é um país onde pensam (e têm juram a pés junto e pela alma da mãezinha) estarem.

Um dos números diferencia os países do 3º Mundo ou em vias de desenvolvimento, dos desenvolvidos é a Taxa de mortalidade infantil por cada 1000 nascimentos. Estamos em 198 com 5. Angola tem 185 e está em primeiro.

Esperança Média de Vida. Estamos no 29º lugar de 191 países com uma média de 69,3 anos contra o Japão em primeiro (74,5 anos) e a Serra Leoa em ultimo (25,9 anos).

O nosso sistema nacional de saúde está contabilizado em 12º lugar (de 190) pela Organização Mundial de Saúde, mesmo há frente dos EUA ou o Reino Unido.

93% da população sabe ler e escrever, contra 78% dos Emirados Árabes Unidos ou 60% da Índia uma potencia mundial imergentes.

Etc.

Por isso resta-me concluir dizendo a esse pessoal, que Portugal precisa de pessoas optimista e com vontade de fazer alguma coisa para mudar a sua vida, mudando também e para melhor a vida dos outro. O melhor que têm a fazer é emigrar, porque têm o perfil ideal do pessoal que vem a Portugal visitar a família no Verão com os seus carros com matrículas estrangeiras, aproveitando qualquer coisa para criticar o país nativo. A vantagem é que só se ouvem falar uma vez por ano.

Boa Noite

Para quem não acredita no que estou a dizer:
http://www.photius.com/rankings/

4 comentários:

diariodebordo disse...

Bem, começo por dizer que concordo e discordo de muitas coisas que dizes. Mas isso talvez se deva ao facto de termos visões políticas e sociais diferentes. E até acho que essa diferença de pensamento é positiva.

Acho que tens razão com essas estatísticas todas, não sou da opinião de que somos péssimos a tudo. Mas parece-me que há aqui uma discrepância de noções básicas. O que é para mim 3º mundo, pode não ser para ti. E, quando falo em 3º mundo, deixo de parte as estatísticas e falo em termos de civilização, comportamentos humanos, etc, não aquilo que é oficial nos manuais e nas contas de um Estado. Há muita coisa em que, na minha humilde opinião, estamos mal. Muito mal, se me permites dizer. Mas aí está, tenho medo que as pessoas façam daquilo que estou a pensar, uma questão partidária que geraria grandes discussões e sinceramente não me apetece muito discutir quem é melhor ou pior. Porque é muito mais do que uma questão de posição política. É uma questão humana. Ontem tive de ir à Baixa procurar um menino de rua, para fazer um trabalho para a universidade. Encontrei o Pedro (nome fictício), de 10 anos, sentado no meio do chão a tocar acordeão com um cão muito pequeno que tinha um cetinho na boca. O Pedro tem casa e uma família que o põe a trabalhar na rua, embora ele diga que preferia estar na escola, a brincar e a aprender como os outros meninos da sua idade. E só lhe permitem voltar se fizer 50 euros por dia. Aceitou que lhe tirassemos fotografias, que gravassemos a voz dele e, no fim, demos-lhe o dinheiro que lhe faltava, porque é impossível, acredita, é impossível olhar para uma criança daquelas e resistir. Mesmo, eu que não gosto muito de crianças, me emocionei. Ele é português. E como ele, existem tantos outros por aí. Uma coisa que me indignou foi que a Polícia estava perto, mas nada fez nem fará ao ver estas crianças na rua. Nem a Polícia, nem a protecção de menores, nem a segurança social, nem o Estado. E a incrível hipocrisia das pessoas (homens de fato e gravata, senhoras bem vestidas) que passavam àquela hora, riam para nós e deitavam moedas, apenas e somente porque lhe estavamos a tirar fotografias. Pensando talvez que fosse para algum jornal ou tv.
Dizes-me que não somos um país de 3º Mundo.
Mas eu ontem conheci um país onde a sociedade é podre em valores e, o único fim que consegui ver foi o abismo.


bjs*

Anónimo disse...

Também detesto que os emigrantes venham para cá só dizer mal do país... mas a verdade é que quando eles estão lá fora, só dizem bem... digo isto porque tb já fui emigrante e nunca mas nunca disse mal do nosso país a outras pessoas!! E acho que os outros tb são assim... n sei...
De qqr forma tb acho q o portuga típico vive a vida para dizer mal dos outros... já fui mts vezes bombardeada com " a taxa de suícidio na suécia é mt alta por causa do frio" =MENTIRA etc etc... e digamos q tb detestei... além disso fez-me dizer mal de Portugal... sim pq eu normalmente só dizia mal de Portugal quando me vinham dizer mal da Suécia...
Por fim, só tenho um reparo a fazer. NUNCA se deve comparar com o pior! Devemos sim comparar com o melhor e assim ainda nos tornarmos melhores...
Mas é verdade, o nosso país à beira ma plantado tem mts qualidades e disso n nos devemos esquecer! Há que ver os defeitos, mas também as qualidades!!
Beijinhos

Anónimo disse...

Concordo plenamente!! Tambem nao digo mal de Portugal aqui. Jugo que nao se deve falar mal do que quer que seja a pessoas que nao conhecem aquilo de que se esta a falar. A unica coisa ma que refiro aqui e que em termos de emprego cientifico estamos muito mal em Portugal e essa foi uma das razoes que me fez vir. No entanto, cheguei recentemente a conclusao que aqui nao esta tao melhor assim, ou pelo menos os ingleses tambem se queixam. O que nosleva a parte da critica. Nao sei se serao so os Portugueses que gostam de criticar tudo e nada. Acho que a Humanidade e assim, desde que seja dada a alguem a sorte de poder sentar e pensar em algo mais do que como satisfazer necessidades bassicas.

Mas acho que a critica, desde que construtiva e util. Se ao criticarmos o nosso pais estivermos a usar como imagem paises que julgamos estarem melhor que nos num ou noutro campo, bem, qual e o mal? A mim nao me iirita tanto a critica, mas sim a forma como e feita. Se me vierem dizer que os ingleses sao estupidos, arrogantes, antipaticos etc etc ("qualidades" que ja lhes ouvi atribuir por pessoas que nunca ca puseram os pes)podem crer que tambem critico os portugueses, mesmo que em geral procxure referir os pontos positivos...

Jinhos!

Anónimo disse...

Desculpem la a escrita e a falta de acentuacao... Sem tempo para rever e sem e teclado ingles... Estes ingleses nao sabem escrever!! ;-) ihihihihih la esta a minha costela tuga :-P hehehehe