domingo, março 05, 2006

Ultimo Domingo

15 minutos de caminhada. Cheguei à estrada que serpenteia serra acima, e que me leva, mais à frente, a decidir a ir para o coração da serra, ou para o meio dos turistas.

25 minutos passei pelo marco que indica que faltam 10 km para o pé da serra. Estou a mais ou menos a meio da subida, e com pouco tempo de caminhada percebi que existem pormenores que de carro não nos apercebemos. Numa curva acentuada à direita vemos o castelo lá em cima, o pormenor de uma pequena torre com relógio numa das casas que se encontra à beira da estrada, a água a correr à beira da estrada ou a sair de qualquer buraco no muro.

Marco diz que faltam 9 km Pé da Serra e 5 km Capuchos. O dia não está bom. De vez em quando aparece o sol atrás as nuvens, e tenta atravessar a densa vegetação da serra. Quando isso não acontece é noite em certos sítios.

Tenho 39 minutos e devo chegar aos capuchos em 1h15min.

Cheguei ao cruzamento no fim da subida. Tenho 42 minutos. Não sei porque, o percurso até aqui pareceu-me bastante rápido. Devo-me ter mentalizado que ia ser pior, por isso não me custou tanto.
O vento nas arvores faz um barulho, como se tentasse meter-nos medo, ou então com se quisesse disse alguma coisa, contar algum segredo, história ou enredo.

Tenho 51 minutos. 8 km Pé da Serra, 4 km Capuchos. Fiz 12 minutos no último quilometro. Considerando que vou o mais calmo possível para não sobrecarregar as pernas, a média está muito boa. Vou chegar aos capuchos mais cedo que esperava.

1h03min, 3 km para os Capuchos, a 4 km de Sintra.
Estou a passar por um local onde a vegetação é cerrada. Tenho pena que as arvores não possam deslocar-se, para poderem ver a sorte que têm ter nascido aqui. A falta de respeito com que são tratas noutros sítio, leva a perguntar: “Porquê?”. Os incêndios são o mais devastador perigo que as afecta. Felizmente esta parte da serra não tem sido muito afectada. Seria terrível.

1h38min, Convento dos Capuchos.
Neste momento estou numa clareira onde tenho várias opções de escolha: Convento dos Capuchos a 200m, Pé da Serra a 3 km, Peninha a 3 km. Existem mais 2 opções, um caminho marcado que tenho de explorar um dia. Primeiro tenho de descobrir os folhetos referentes a estes caminhos. Para a colecção. A outra opção leva-nos por outros caminhos de terra batida, a local que têm de ser explorados outro dia.

1h55min, memorial aos bombeiros falecidos em 1966.
A estrada que nos leva a Peninha é praticamente a subir. Poucos metros depois de entrar na estrada, vejo lá bem em cima um monte de pedras típico de como acabam os picos aqui em Sintra. Lembro-me que na Peninha existe um placar com informação sobre o seu motivo. Pelo que me lembro, tem a ver com falhas na crosta terrestre que são aproveitadas para uma grande pedra sair, devido a forças exercidas sobre elas, que depois se fragmenta ao sair. A explicação está assim um pouco má, mas prometo que da próxima vez que estiver lá, leio com mais atenção o que está escrito.

2h01min, cruzamento com direcções para a Malveira da Serra ou Peninha/Azóia
Existe uma casa abandonada a poucos metros daqui. Vê-se o que resta dela pelo meio da vegetação. Bela casa, por sinal, mas talvez um pouco isolada de mais para se viver lá. Existem várias casas como aquela, espalhadas pela serra, memórias de outros tempos os quais a natureza se encarregou de reconquistar.

2h11min, acabei de passar por uma pequena fonte que tem um pequeno miradouro. Estavam lá uns escuteiros a preparar um bacalhau com batatas (!). Aproveitaram a água para lavar o bacalhau. O estranho disto tudo foi ele terem vindo de carro até aqui. Estilo, os escuteiros não é suposto andarem a pé?

2h22min, cheguei ao ponto mais alto da estada. Lá em baixo, ou mais à frente, estão os parques de merendas, que normalmente estão cheios de pessoas. O tempo fez com que hoje estejam desertos. Lembro-me que quando vinha dar as minhas voltas de bicicleta por estes lados, a partir deste ponto era sempre a descer até ao Guincho, uma maravilha. Estou quase na Peninha. Estou cheio de fome.

2h42min, resolvi almoçar numas pedras que parece serem chamadas “Pícaros Novos”. Quando passei pelo parque das merendas, reparei que ao meu lado esquerdo, bem próximo da estrada existia um monte típico de pedras. Não resisti e resolvi explorar. A subida até ao topo é muito fixe, passando entre rochas e trepando e saltando de rocha em rocha. A vista e, como na Peninha, é incrível. Vi uma grande chuvada a cair lá ao fundo, o Guincho em baixo, a Peninha ali já a seguir.

3h10min, Peninha.
Descanso aqui mais um pouco, preparando-me para a última parte da caminhada. A toda a volta o mundo. O mar, o céu e as nuvens. O Cabo da Roca, o Guincho, toda a Linha e Lisboa. Com alguma dificuldade, vê-se o Cabo Carvoeiro e as Berlengas, o cabo Espichel e a Arrábida.
As rajadas de vento fustigam o convento. Divirto-me a ver uma grupo de barulhentos escuteiros a andar para trás e para a frente, tentando perceber qual o caminho que o mapa indicava.

3h56min, a caminho da Malveira da Serra
É a primeira vez que ando por este caminho. Peguei em fotos de satélite do Google Earth e tracei um caminho para chegar à Malveira. O problema é que não tenho a noção da inclinação no terreno, vedações etc. O que aconteceu é que uma vedação me levou a tentar contorna-la pelo lado pior. Silvas e plantas espinhosas típicas da serra estavam lá a marcar o seu território. Depois de cerca de 50m de mau caminho, voltei para trás e contornei a vedação pelo outro lado, o lado correcto. O caminho é quase sempre muito inclinado e com pedras soltos. Tenho de me lembrar para não fazer o percurso inverso. Subir isto deve ser ainda pior…
Ainda poucos metros depois da Peninha, passei por uma fonte com uma tanque para lavar roupa (foto abaixo). Estrutura interessante com restos de azulejos anda visível, no interior.

4h29min, estou ao pé do mar no topo da arriba que me leva a uma praia de areia que tive da outra vez. Estou a ficar cansado, e decidi que não estou para andar mais 1h45min até Cascais, a partir do Guincho. Vou apanhar o autocarro no Guincho e mais nada.

4h46min, forte do Guincho (foto abaixo), perto da praia do Abano. Resta-me só o areal do Guincho para acabar o dia de hoje.

2 comentários:

Anónimo disse...

Belo passeio. Espero que te tenhas divertido e que tenha valido a pena a caminhada.
Beijinhos

Anónimo disse...

That's a great story. Waiting for more. » » »