segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Posso dizer uma asneira?

Ontem à tarde fui dar uma volta de bicicleta. Decidi ir até ao passeio marítimo de Oeiras. Já esperava que encontrasse muito pessoal pois era domingo. Tudo bem. Foi um passeio agradável até lá.
Depois de entrar no passeio pelo lado este, por uma inclinada rampa, o pessoal era realmente de muito. Foi uma aventura para atravessar os 2400m do percurso. Grupos de pessoas, que passeavam despreocupadamente ocupando toda a largura do passeio, crianças a correr, andar de patins em linha ou bicicleta que mudavam de direcção de qualquer maneira, outros ciclistas que circulavam a alta velocidade com o ar que aquilo era tudo deles, etc. Enfim, típico português, foi uma aventura mas foi divertido, tento a minha calma e equilíbrio a baixa velocidade prevalecido sobre tudo o resto. “Andar na marginal no meio dos carros é mais seguro!”pensei eu “Velhos tempos…”
Mas o que mais me impressionou foi o modo como se vestiam as pessoas. Até me senti intimidado com a minha camisola e calças de fato de treino, e minha bicla de €150 comprados no Decathlon. Todas vestidas para o passeio de domingo, senhoras de malinha da moda todas pipis e tal.
Fiquei a saber que a marina perto da Piscina Oceânica já está construída. Construíram um molhe de protecção que fica mesmo em frente do Bugio. Como é de mais difícil acesso, havia por lá poucas pessoas, alguns pescadores e umas rochas fixes para me sentar e contemplar o mar. No entanto, não me livrei de um bando de histéricos miúdos em patins em linha com os respectivos pais, e uma miudinha com uma bicicleta sem óleo na corrente, que fazia uma chiadeira como as cordas da roupa da minha vizinha*. A coitada fazia mais esforço a tentar fazer mover a corrente mas rodas dentadas, do que a avançar…
Foram uns momentos fixes a escrevinhar parvoíces no meu caderno, a ouvir o mar, a apanhar um pouco de sol e a ver os barcos a passarem (porque com a algazarra do miúdos, o peixe tinha fugido todo para frustração dos pescadores).
De volta a casa, no passeio marítimo da Cruz Quebrada (foto), o por do sol sobre Cascais. Parei a bicla perto de umas pedras para tirar a máquina que estava dentro de uma mochila, presa por dois esticadores na bicicleta. Ao tirar um dos esticadores, escorregou-me da mão e enfiou-se entre as pedras, e nunca mais o vi. “E esta?” resmunguei “Vá lá que são dois.” Tirei o raio da foto (foto de hoje) um bocado a contra gosto e continuei. Uns 200m depois, num cruzamento comecei a sentir de mais o chão na roda de trás e pensei: “Será que é um furo?”. Olhei e era mesmo. “Bonito!”
E lá fui eu a arrastar a bicicleta monte acima do Dafundo até Linda-a-Velha

* Aquela vaka estende/apanha a roupa a horas que a malta está a dormir…

7 comentários:

Anónimo disse...

LOL.
Há pois é ... agora ficas a saber que o passeio marítimo é impossível ao Domingo. Mas devias ficar contente com isso porque é sinal que as pessoas já começam a sair do shopping para irem passear e contemplar algumas belezas.
Espero que tenhas gostado da marina ... eu acho que ficou muito bonita e bem enquadrada no espaço. Quando os bares abrirem temos que ir inaugurar aquilo.
Ir a empurrar a bicicleta não deve ter sido fácil mas foi castigo pelo filme que escolheste no sábado. ;) Estou a brincar.

Acho que devias arranjar uma forma de te vingares da tua vizinha. :P

Beijinhos doidivanas

p.S. Gostei MUITO da foto. :)

Anónimo disse...

Bem, grande aventura que esse teu passeio se tornou : ) divertida vendo de fora :D
Eu ouvi dizer que não era permitido andar de bicicleta no Passeio Marítimo aos fins de semana, precisamente para evitar situações como essas. Mas ouvi dizer apenas...

Beijinhos

Ricardo disse...

ai é??? então acho que deviam mm fecha-lo ao fds pra resolver o prob de vez :P
Se isso é verdade é uma vergonha, mas tamos em Portugal, né? É uma coisa perfeitamente normal...

Vasco disse...

Isso é o que dá não teres uma bicicleta com pneus sobresselentes :P

1 abraço

Anónimo disse...

Aqui as vias têm uma parte para ciclistas e uma outra parte para peoes... acho que assim talvez fosse mais fácil. De qualquer forma uma campainha estridente talvez ajude... eu pelo menos nao dispenso a minha :-P
Beijinhos

Ricardo disse...

Só se fosse um sirene de nevoeiro,como se usam nos farois ou em ataque aero, mas mm assim acho que nem assim o pessoal ouvia. Sabes como são os portugas, n fazem a minima do que está a acontecer a sua volta.

ps - eu tenho 1 capainha na bicla. obrigado na mm :P

Ricardo disse...

Isso de separar as pessoas e as biclas é muito à frente. Nós ainda n conseguimos separar os carros os passeios onde as pessoas supostamente andam quanto mais criar ciclovias...