terça-feira, fevereiro 21, 2006

Chave

Não haverá melhor chave para aceder as nossas memorias, guardas na nossa cabeça, do que as fotografias. Não me estou a dar razões para as fotos que tiro (que, verdade seja dita, não é por este motivo), mas porque gosto. Por vezes dão-nos acesso ao “arquivo” permitem-nos tirar as respectivas boas memórias para, em certos momentos, nos elevar o espírito (ou n).
Esta foto foi tirada ainda na era do 35 mm, quando se tinha de pagar pelo rolo e pela revelação. Mas também me lembra do tempo em que conseguia controlar a velocidade de obturação, de modo a expor a película o tempo suficiente à luz, para conseguir fotos como esta. Recorda-me dos 28 mm da objectiva que permitia grandes angulares como desta foto.
Mas estou a dizer mal da máquina que tenho agora, mas estou-lhe a apontar várias limitações. Como costumo dizer, quanto mais se sabe destas coisas, mais caro é o material fotográfico que exigimos. Já não basta que tire uma foto. Começa-se a ter olho para aquelas fotos que exigem um pouco mais da máquina.

Mas principalmente relembra-me também as férias que tive à 5 anos no Gerez, que me deram a conhecer uma bela região do Pais. Faz-me lembrar das duas malucas que foram connosco e que um dia ficaram na borga e que ao regressar ao parque de campismo, se ouviam à distância. Ou então no gelado de 500$00 com não sei quantas bolas de gelado e chantilly e caramelo e não sei que mais. Ou aquele celebre jantar que fomos servidos por uma senhora que estava grávida, onde demoraram um tempo infinito a servirem, e onde alguém realçou o facto de estamos a ser servidos por 2 pessoas. Ou aqueles banhos nas cascatas; os 700 m que percorríamos todos os dias até à vila; a quantidade de moedas que deixamos nas máquinas de trivial e matraquilhos ou o parque de campismo que tinha um rio a passar ao lado com uma cascata, etc…

8 comentários:

bolha nos pés disse...

Humm... eu conheço esta cascata... Rio Homem? :)

Ricardo disse...

Cascata do rio Arado, um pouco mais a sul. ;)

Anónimo disse...

Ricardo só tu para me fazeres recordar. Essas férias foram fantásticas. ;) Todos os dias acordavamos com o som da cascata que se situava mesmo à frente da nossa tenda. Não é todos os dias nem todas as pessoas que têm a possibilidade de acordar num sítio tão bonito no meio da natureza.

Passavamos as noites a jogar trivial nas máquinas e apesar de ter demorado cerca de 2 horas a sermos atendidos para jantar, as pizzas eram muito boas e eu nunca mais tive o privilégio de ser atendida por uma barriguita.

Gelados ... nham ... nham.

Adorei as férias :) Quem sabe se não podemos voltar a repetir. :P

Anónimo disse...

Eu estou ali algures. :)

Vasco disse...

Parece-me um bom local para umas férias. Eu nunca fui ao Gerês :(
Eu quero ir ao Gerês...

1 abraço :)

diariodebordo disse...

Eu já fui ao Gerês imensas vezes... mas com os pais é diferente, a maior parte do tempo lembro-me que era uma grande seca :) lool
Podias abrir um curso de fotografia! Eu participava! ;)
bjoka**

P.S. Recordar tb é viver :)

Anónimo disse...

Acho que deviamos combinar umas férias lá ... pensem nisso. ;)

Anónimo disse...

Very cool design! Useful information. Go on! » »