quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Azóia (Cabo da Roca) - Cascais

Vou descrever parte da viagem que fiz hoje, que já tinha sido idealizada há algum tempo, mas com as combinações do próximo fds, foram levadas para a frente numa quase “missão” de reconhecimento. Gosto de o fazer sozinho, em parte porque não tenho ninguém que me acompanhe. Por vezes reconheço que não é a melhor coisa que faço. Não aconteceu nada de mal, mas estive numa praia onde tive de usar uma corda para descer, e para chegar à corda…, por exemplo. :P
Adiante.
Tudo começo com um horários de autocarro da companhia Scotturb, para o cabo da Roca, que arranjei a algum tempo atrás. “Ir ao cabo de autocarro…” pensei eu. Não sou grande fã do carro apesar de reconhecer as suas vantagens.
Ontem à noite acertei as horas. Primeiro o transporte menos frequente, a carreira 403 que vai até ao cabo, ver uma hora boa para lá chegar, 14:39 (no horário). “Tenho cerca de 4 horas antes do sol de por, deve ser suficiente”, pensei.Fazendo o percurso contrário, horário de comboio para chegar a Cascais antes do autocarro partir, sair de Algés ás 13:29, e finalmente carreira 51 da Carris até Algés ás 13:13. Logo, almoço antes das 13 horas. No prob.
Dia de sol, não há desculpas para não ir, mas o frio requeria material extra. 11 ºC indicava o meu termómetro que estava à sombra. Alem da camisola verde, levo já vestida outra camisola muito estranha, que é feita de um material elástico isolador, que não prende os movimentos. Um casado impermeável que é bem quentinho, vais na mochila, pois tenho a certeza que o vou usar. Nos bolsos tem umas luvas que talvez dêem jeito. Água, barras energéticas, máquina fotográfica, pilhas, coxa elástica. Fechar a mala e está pronta para ir.Estação de Algés, 7 minutos antes da chegada do comboio. Algum vento gelado impele-me a arranjar uma coluna onde me proteger. 6-5 minutos começo a aquecer com o sol que esta forte. 4-3-2 minutos as pessoas começam a agitar-se, levantam-se e caminham para locais da plataforma que lhes dá acesso ás carruagens da frente do comboio. 1-0 minutos entro no comboio e começo a escrever.
De vez em quando olho pela janela. Imagens dignas de uma fotografia. Mas não há tempo para tirar a máquina. São únicas e duram pouco tempo. Fico com elas na memória, egoistamente (que palavra estranha).

Viagem a partir de Cascais foi boa. Poder ver aquela paisagem à medida que se subia, sem estar preocupado em guiar foi excelente. Desci-me na Azóia, porque o tempo começou a parecer não ser muito, e a seu tempo, o tempo me deu razão. Acabei por chegar à estação de Cascais 4 horas depois, já no lusco-fusco.

6 comentários:

diariodebordo disse...

Por amor de Deus diz-me que não vamos descer pela corda no fim d semana... Diz-me que não vou voltar a ter a experiência traumatizante que tive no acampamento do 8º ano, quando o meu stor de educaçao fisica enlouqueceu e queria por-nos a todos malucos também...! "Mantem a calma, Marta, tu consegues! Nem que seja de helicoptero:)" looooool
bjoka**

bolha nos pés disse...

Se bem percebi, demora-se 4 horas a chegar a Cascais da Azoia??? Fogo, fogo. Mas vamos conseguir, sem cordas pq tb não alinho nessa! :)
Jokas

Ricardo disse...

Estilo, eu fui fazer o caminho, para ver onde era melhor passar, ok? Não se preocupem.
Conselho: levar tenis que n se sinta o chão...;)

diariodebordo disse...

K tenis sao esses, hem?? Akeles k voam?? Pa nao sentires o chao so podes estar a voar!!! EU NAO TENHO TENIS K NAO S SENTE O CHAO!!!! :'( K tenis sao esses?


p.s. ISTO PARECE O REGRESSO AO FUTURO :)

Anónimo disse...

Fotos ... tirem fotos. ;)

Anónimo disse...

Excellent, love it! crochet sweater pattern Executive yacht brokerage Leigh valentine cosmetics Experiences with adderall Boat bookcases lake carmel internet service provider pennsylvania dial up free trial Diagram 1994 chrysler town 26 country tune up Sagem mw936 mobile phone alternator for bmw e39 530i sports Upgrade parts for acura rsx type s my isp number divorce help