sexta-feira, abril 17, 2009

Husum

Desta vez fui finalmente conhecer a fábrica na Alemanha onde são feitas as turbinas REpower, as mesma como que eu todos os dias ando às voltas nos meus cálculos para ver "onde ficam melhor". Não foi nada de novo para mim a fábrica, já que vejo uma bem maior em Portugal todos os dias, mas é sempre bom ver onde tudo começo. A fabrica está em Husum, cidade na Alemanha já perto da fronteira com a Dinamarca. Gostei particularmente de viajar de dia por estas terra, pois para mim que gosto das turbinas eólicas, a Alemanha é como um museu ao ar livre, onde se encontrar todo o tipo de turbina, desde as dos primordios ainda em funcinamento, até às grandes máquinas do meu tempo ;). Ficam as fotos de uns dias muito frios, com chuva e neve.
Ora ai está um protótipo, prontinho a ser reproduzido para o mercado: REpower 3.XM. 3.3MW, 100m de altura, rotor de 102m de diâmetro. Bicho grande portanto.
Estava para se chamar 3.3M, na lógica das antecessoras, mas como o pessoal americano de uma famosa marca chamada 3M achou que havia ali qualquer coisa parecida ao nome da marca, o 2º 3 passou a X e resolveu-se o problema.
Ovelhas por cima dos diques
Umas turbinas velhotas da concorrencia
Sempre plano, como a maior parte desta regiãoUma velhota nossa, ainda em funcinamento. 48m de diâmetro do rotor (lembrem-se que a 3.XM tem 102m) e 600kW (3.XM 3.3MW)
Husum

1 comentário:

Floco de Neve disse...

Turbinas e ovelhinhas... mas nunca mostras as pastoras :P porque será?