segunda-feira, janeiro 22, 2007

O Passado Presente

Sabem aquela mania que algumas pessoas têm de guardar bilhetes de tudo? Cinema, autocarro, avião, exposições, eventos desportivos, etc.?
Pois, eu sou uma dessas pessoas, e há uns dias tive a bela ideia de organizar todos esses bilhetes que tinha guardado ao longo de mais de 10 anos.
Achei piada escrever este post, pois organizar este tipo de coisas é lembrarmo-nos do que fizemos este tempo todo (culturalmente e socialmente). É uma maneira diferente de rever a vida, e de por vezes me tentar lembrara de coisas que não faço a mínima ideia de ter feito. Como por exemplo ir assistir a jogos de futebol.
O ano de 98 foi o que mais bilhetes forneceu à colecção, ano da grande EXPO98 em Lisboa, que rendeu uma mão cheia de bilhetes diferentes.
Bilhetes de exposições que lembram colegas da faculdade que naturalmente perdemos o contacto.
Bilhetes de viagem que nos fazem lembrar os amigos de 15 dias.
E claro, os bilhetes de cinema que me fazem lembrar as companhias, tipo:
“Foi neste ano que acabei com esta moça? Já passaram estes anos? O que será feito dela? Tenho que lhe telefonar…”.
Ou então:
“Como foi possível dar dinheiro para ver este filme? Se pelo menos não tivesse acabado com ela, sempre tinha estado entretido…”.
É como rever a nossa passagem por este mundo, não por fotos mas por “auxiliares de memória”, que nos reavivam a mente para vivências passadas.

4 comentários:

diariodebordo disse...

Eu tb sou desse tipo de pessoas que guarda bilhetes, sobretudo de cinema e de exposições. Ou de bilhetes de comboio ou autocarro, duma viagem que tenha feito que me tenha marcado. São histórias quase esquecidas. E a magia desses bilhetes é fazerem-nos lembrar delas como se tivessem acontecido ontem.

Bjokas**

Anónimo disse...

Também guardo tudinho!! E já nem sei onde pôr tantos bilhetes de cinema, do metro, do comboio, de concertos, de exposições, etc etc etc. Mas é muito bom fazer este exercício de recordação, ora porque as memórias são boas, ora porque nos rimos quando nos lembramos de algo associado, ora porque estamos mais velhos e aprendemos algo!

Beijinhos

Anónimo disse...

Eu dantes guardava, mas já desisti e já pus a maior parte das coisas para o lixo... sou uma desleixada!!
Jinhos

Anónimo disse...

Pois eu tb tento guardar mas fiko lg c uma sucatice k daí a uns tempos lá vou a reciclagem...LOL Mas atão e quem era a moça?????Vá lá conta lá pa as minhas asas crescerem 1 cadinho!!!Ninguem lê o teu blogue...pds contar, ih! LOL;)
Bjos