domingo, outubro 22, 2006

A verdadeira Serra


Por entre ventos e gotas, passei por o que me pareceu ser moitas
Protegendo-me o arvoredo, circulo por estes caminhos sem medo
Em cada curva da estrada, a água faz questão de acompanhar mais esta tirada

Sem legendas nem indicações, lá esta ele alheado destas condições
O que a sombra guarda? Castanhas espalhadas pela estrada

Lá ao fundo a curva, sempre distante de turva

Tenho plena noção, que as estradas da serra estão mas linhas da palma da minha mão
O caminho do acordar do sonho, reflecte um futuro pesado e enfadonho

terça-feira, outubro 10, 2006

Nuvens









domingo, outubro 08, 2006

Palhaço com água à volta

Mais uma vez o governo Regional da Madeira ultrapassou limite máximo de endividamento que tem direito. Mais uma vez achou que estava no direito de ultrapassar a lei, para financiar os numerosos gasto do regime. Mas desta vez o governo PS que muita gente critica de “não fazer nada, blá, blá, blá”, teve a coragem de aplicar a lei e mandou suspender a transferência de uma verba de cerca de 50 milhões de euros.

“Recorde-se que a violação das regras orçamentais foi denunciada pelo Ministério das Finanças no passado dia 29 de Setembro através de um comunicado onde era analisado o reporte de défice excessivo enviado pelo Instituto Nacional de Estatística para Bruxelas. Na altura, as Finanças diziam que a questão estava a ser analisada tecnicamente, mas que a violação do Governo Regional poderia implicar um corte de 140 milhões de euros nas transferências para aquela Região Autónoma.”

Claro que o “exilado” tinha de fazer logo o seu show off dizendo:
"Estamos numa situação de claro ataque político à Madeira", sublinhava Jardim, adiantando que "ou este país se vê livre deste ministro das Finanças (...) ou mais desemprego, mais fome e mais tragédias cairão em muitos lares portugueses".

Como é possível este tipo, estando a viver à custa dos portugueses que vivem no continente, ter tanta lata de falar assim de quem o sustenta. Como é possível haver à mais de 20 anos um regime PSD na Madeira que toda a gente conhece e nada é feito.
E já agora porque elegeram aquela coisa como Presidente da Republica que tem a autoridade para parar este tipo de situações, e que não faz nada. Pois, já me esquecia, é os PSD. É o que interessa…

Em Publico, 7 de Outubro de 2006

sábado, outubro 07, 2006

2 h à beira rio

Aproveitando o tempo generoso do dia de sábado, um passeio à beira rio é sempre bom para acalmar o espírito.
A ideia correu as mentes de muito que se debruçaram nas margem para ver a água a correr, poucos apercebendo-se de que era uma das maiores marés dos últimos 20 anos, dado o alinhamento dos astros.
Vindos de terras onde a probabilidades de bom tempo é baixo, os turistas aproveitavam as últimas horas de sol antes de mais um Inverno rigoroso quer nevasse ou fizesse chuva.
A desfrutar a relativa e preciosa calmaria em tempo de maré-alta, uma prova de remo sulcava as águas turvas do rio, que não se cansava de fluir sempre no mesmo sentido.

Mas margens, todos observavam silenciosos o desenrolar dos acontecimentos, cada um a seu jeito. Ignorando as águas duvidosas, muitas canas de pesca apontadas ao céu tentavam fazer o que o homem não conseguia fazer com as suas próprias mãos.Fez-me lembrar a mãe pata com os seus patinhos de arrasto, tipo (se fossem amarelos) o anúncio da PT com os gatos mal cheirosos. Sim adivinharam, um semi-rígido a arrastar barcos da classe optimist (com os putos lá dentro).
Ignorando os que se passeavam pela margem, o Infante continua vigiante, sem que o sol o demove, nem o sol o queima. Mão me admirava se um dia, atirasse à cabeça de um turista mais chato, o barco que tem na mão.

No local que é originalmente apelidado de docas, existe uma grande concentração de mobiliário de esplanada vazio, cabendo a cada estabelecimento o toque final no adorno. “Esperamos por melhor hora”, dizem-me, “hora em que temos te levar com o peso que quem se atreve a sentar por aqui, mas pelo menos dá para aquecer”.
Tentado afastar o sentimento de calor, circulei contra o vento. Estive a uns espantosos 100m de um navio desenhado para transportar pessoas em condições de luxo. Navio de cruzeiro, certo?
A foto da praxe foi deita em condições já de pouca luminosidade, indiciando mais um fim de dia.(fotos modificadas com autorização do autor)

Quem ...

É engraçado com por vezes reparo que um ou outro familiar meu, tem uma maneira de ser ou de fazer as coisas muito próxima da minha. E o que é que isto tem de tão de estranho ou fora do normal? Nada. Somos da mesma família, e é normal que isso aconteça, geneticamente falando. O que eu acho graça, é ver de onde é que as minhas qualidades e defeitos vêm. Se do pai, da mãe dos avós, dos tios, etc.
Não tenho grandes exemplos para dar, só acho piada o “quem somos” ser uma mistura de outras pessoas, como se fosse uma oportunidade de refinar ou corrigir, para a geração seguinte.