domingo, março 19, 2006

À gincana ela Baixa

Fazer o percurso da Baixa lisboeta a pé, por exemplo, entre os Restauradores e o Terreiro do Paço, pode ser uma verdadeira gincana, como aquelas que se fazem nos pátios das escolas.
Quem sai do metropolitano nos Restauradores pode tentar fazer o desafio
: “Vou até à Praça do Comercio e não vou ser abordado por ninguém!” As probabilidade de isso acontecer são reduzidas. Começa-se pela estação do Rossio. Seguem logo, de todos os lados, pessoas de pasta na mão, a pedir dois minutos ou a querer saber se o jovem trabalha em Lisboa”. Pode ou não recusar-se. É ao critério de cada uma. Segue-se o percurso e poucos metros à frente, já em pelo Rossio, há um novo grupo. Para o evitar, por que não uma secção de equilibrismo à borda do passeio? “Pode ser que não reparem em mim.” Atravessa-se a estrada e vai-se para a placa central a caminho da rua Augusta. Um momento de descanso. Apenas um ligeiro agachamento e desviar do pombo que aparece vir directo, sustém-se a respiração e lá se vai de novo.
Entra
-se na rua Augusta, e o bombardeamento é contínuo: “Meu senhor, desculpe, quantos anos tem?”; “Não quer ajudar aqui a menina?” Não obrigado! Mas não são só as vendas e o time-sharing”. Não queres comprar haxixe?”, dispara um homem, enquanto mostra as mãos carregadas de droga, uma tablete de chocolate para os mais ingénuos. “Já viste estes óculos?”, diz outro. O Arco de rua, felizmente, já está ali ao fundo. Mas antes ainda se é puxado para comprar um coração de borracha. Aquilo que podia ser um belo passeio, acaba por tornar-se numa viagem aos ziguezagues.

inMetro”, 16/Março/2006, by Bruno Martins.

Tudo o que se descreve aqui já se passou também comigo, mas o pior de todos estes incidentes é sem duvida a venda de droga. Numa rua tão concorrida em termos de turismo há “misérias” que deviam ser erradicadas. Não é criar uma imagem de perfeição para turista se sentir bem, mas para nós nos sentirmos bem onde vivemos.

2 comentários:

diariodebordo disse...

Realmente essa da droga já me aconteceu, mas no Bairro Alto, às tantas da manhã... Nunca me passou pla cabeça que tal acontecesse assim no meio da rua, em pleno dia! Incrível isso... Mas, não é só em Lisboa que acontece seres constantemente abordado, cada vez mais se é em todo o lado! O que, para mim, é realmente estúpido. Mas enfim...!
bjoka grande**

bolha nos pés disse...

Pois... Da droga, a única que me aconteceu, foi na tua companhia, estranho, não? lol :)
Mas, na verdade, o que mais me chocou foi ter visto em pleno Terreiro do Paço tentarem vender erva a uma família de turistas, com putos peq. Fiquei chocada. Quanto aos outros tipos de abordagem,a minha cara assusta. E os poucos que se aventuram levam com um "não obrigado" com um sorriso de orelha a orelha e corda nos sapatos.
Beijinho