segunda-feira, junho 30, 2008

PR3 - Na Vereda do Pastor [Porto de Móz]

O dia em que a serra me deu 1 sova! Faço parte dela mas é ela que manda, e ontem relembrou-me esse pormenor.

CôvoLomba
Rio das EstacasRio das EstacasAgualva
LombaNunca tinha visto tantos espigueiros juntos.Escola Primária, fechada
Capela e os seus esguieiros
Monte acima. Parar só para tirar foto para trás
Serra do Caramulo (horizonte), zona industrial de Oliveira de Frades (centro), Travanca (bx dir), Pinheiro de Lafões (bx esq)O caminho passa por ali, pelo menos está lá a marca, agora não vejo o caminho
Nem quero pensar a quantidade de asneiras que estava apensar neste momento...porque a foto não estava a sair bem :P

domingo, junho 15, 2008

Despistagem de atrasados mentais

Como o começo do europeu de futebol, tem surgido inúmeros movimentos destinados a sacar dinheiro às pessoas, camuflados com o nome do Euro2008. Apesar de a maior parte ter sido discreta, surgiu uma bem visível, que realmente é um verdadeiro teste ao QI, sanidades mental, lucidez, noção da realidade, etc.:

“Cartão de Sócio da Selecção”

Como é possível querer dar ainda mais dinheiro à selecção nacional de futebol? Eles são pagos com os nossos impostos, e cobram bilhete nos treino(!). Não será a selecção hiper apoiada, faltando muito pouco para serem venerados como deuses? Em troca de quê? 0 títulos, nada.

É perfeitamente normal que apoiamos um selecção que não ganha nada, somos negativos por natureza, temos sempre que nos queixar, está sempre tudo mal, logo venerar uma seleção de futebol perdedora, é como sermos devotos de um santo que em troca só nos trás desgraça.

Eles dizem que a adesão ao tal cartão é gratuita. Eles são os bancos. Os bancos não dão nada a ninguem…

Afinal, quantos atrasados mentais temos em Portugal?

sexta-feira, junho 06, 2008

segunda-feira, junho 02, 2008

Percurso do Gaia

Pequeno percurso ao longo das margens da Ribeira do Gaia, onde se pode encontrar o que pode chamar de mundo perdido. Vários moinhos de água, pontes de pedras, som da água a correr por entre as pedras. O típico :P.

Cova do Lobisomem

A Cova do Lobisomem localiza-se na parte externa duma curva do Rio Couto. É caracterizada por uma galeria ou corredor cuja entrada mede 2,4m de altura por 2m de largura que vai estreitando gradualmente para o interior, conduzindo a uma vasta câmara de forma oval. A câmara tem cerca de 5m de comprimento, por 2,5m de largura e altura. O comprimento total da Cova do Lobisomem, incluindo galeria e câmara, é de 18m.

Lenda do Lombisomem

eza a lenda que em noites de lua cheia o lobisomem percorre as ruelas graníticas da povoação de Cambra, caçando quem apanhar despervenido. As portadas das janelas fecham-se e as crianças escondem-se debaixo das mantas quando ouvem o tropel das suas patas na calçada. Mas que monstro é este que assim apavora as noites enluaradas?
Acontece que nas familias da região, nas mais numerosas, era costume haver 7, 8, 9 e mais filhos... Se, ao chegar o sétimo filho, nascesse uma menina havia que chamar-lhe Custódia ou Benta e se fosse menino havia que pôr-lhe o nome de Bento ou Custódio. Mas, nem todas se lembravam ou então não acreditavam na maldição e assim lá lhe davam outro nome. Então, em todas as noites de lua cheia, essa criaça, ao chegar à idade adolescente sofria uma terrível transformação: crescia-lhe os dentes e as orelhas, as unhas transformavam-se em garras e o corpo ficava coberto de pêlo negro e hirsuto... os olhos chamejantes vasculhavam o escuro, saltava de casa para fora, procurava as vítimas indefesas, caçava-as e depois arrastava-as para o seu esconderijo: uma gruta, na margem do rio Couto, perto de uma velha torre onde as devorava sofregamente! Testemunho disso são os ossos que por ali se iam encontrando e as paredes enfarruscadas da cova onde, nas noites mais frias, o monstro acendia uma fogueira para se aquecer.

Foi emocionante...

... curtar a cebola para a lasanha!