quinta-feira, janeiro 11, 2007

O Reverso da Medalha

Ao ver um post de outro blog o outro dia, fez-me lembrar um documentário que há muitos meses vi, sobre o impacto que os subsídios dados aos agricultores europeus e americanos causam nas nações subdesenvolvidas.
Parece que não existe a grande relação, mas os europeus e americanos conseguem vender os seus produtos agrícolas nos países subdesenvolvidos, a um preço mais baixo que os próprios agricultores locais, dificultando ainda mais a vida das já pobres pessoas.

Dei uma vista de olhos na net sobre este assunto, e não foi difícil encontrar artigos relacionados.
Tirei algumas frases do link abaixo, que ilustram este contra-senso (ou realidade).

Farmers in developing markets cannot compete with the cheap imports. They lose out in their own markets and have little chance of exporting.”

Apresar dos esforços para equilibrar as coisas, a balança nunca está do lado dos mais pobre.
Este artigo também fala de que os agricultores (europeus e americanos) deviam produzir para consumo próprio e para abastecer os mercados locais. O problema é que com os subsídios, podem produzir muito mais e vender mais barato, quer no país, como fora dele e mesmo noutro continente.

Those commercial companies were not disappointed when President Bush signed into law last year a new farm policy that increases permanent subsidies by $40 billion a year,…

Não será também uma estratégia, os Estados Unidos subsidiarem os agricultores, por exemplo os de cereais, para depois poderem “oferecer” ajuda humanitária aos mesmos países, onde os agricultores e respectivas famílias estão a morrer à fome? Por não conseguirem fazer algum dinheiro quando tentam vender os seus próprios produtos?

Uma coisa é certa. Temos que pensar primeiro em nós, e depois nos outros (neste caso outros países). Não quero com isto dizer que desprezemos os problemas que possam surgir aos outros, por uma decisão nossa. No estado em que está o mundo, mais tarde ou mais cedo iríamos sentir as consequências.

http://www.flfairtrade.org/index.php?fuseaction=articles.ViewOneArticle&aID=30494AB9-01DC-9814-495D08B732BC8F30

Lembrem-se de uma coisa. Estamos num país desenvolvido, por muito que muitos façam querer que não. Existem três continentes com países muito piores que o nosso (Ásia, Africa e América do Central/Sul). Por isso antes de criticar o que está mal por cá, pensem três vezes.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei muito deste teu texto informativo. Mais uma vez se prova que as coisas não são o que por vezes parecem além de... ser muito díficil endireitar este mundo... :-(
Beijinhos